Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ


Alajuelense, da Costa Rica, pode se classificar para o Mundial de 2025Divulgação / Alajuelense

O Alajuelense enviou um pedido formal à Fifa para participar do Mundial de Clubes de 2025, que acontecerá de 15 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. A solicitação do clube da Costa Rica é para entrar no lugar de León ou Pachuca, do México, que são geridos pelo mesmo dono, algo que é proíbido no regulamento da competição. 
Leia mais: Jornais internacionais criticam atuação da Seleção após novo tropeço

Em nota, os costa-riquenhos explicaram que o requerimento é baseado nos “princípios de elegibilidade estabelecidos no regulamento do torneio e nos requisitos que o clube cumpre para estar presente nesta competição”. 

Isso porque apenas dois clubes do mesmo país podem participar do torneio – Brasil e México, com quatro e três, respectivamente, são exceção. A saída de León ou Pachuca, portanto, abre a possibilidade do Alajuelense se classificar, já que são os atuais campeões da Taça Centro-Americana, torneio que classifica clubes da América Central para a Copa dos Campeões da Concacaf.

Além disso, também é o primeiro time que não é de Estados Unidos ou México mais bem posicionado no ranking da entidade centro-americana – em 15º.

Caso isso não aconteça, o Alajauelense irá contestar a decisão no Comitê de Apelações da Fifa diante da Corte Arbitral do Esporte.

Veja também: Pep Guardiola renova com o Manchester City por mais uma temporada

Os classificados

Com 31 clubes classificados, incluindo Flamengo, Fluminense e Palmeiras, a competição conhecerá na final da Libertadores, no dia 30 de novembro, o último participante classificado. Atlético-MG e Botafogo disputam a última vaga.

Sorteio

A definição dos sorteios irá acontecer no dia 5 de dezembro, às 15h (de Brasília), em Miami, uma das 11 sedes do torneio. 

Confira: Gerardo Martino deixa comando do Inter Miami por ‘motivos pessoais’

Os times serão divididos em oito grupos com quatro equipes cada. Os participantes serão separados de acordo com critérios esportivos e geográficos. Os cabeças de chave ainda serão anunciados pela entidade.