A Defesa Civil de Minas Gerais confirmou a primeira morte em decorrência das chuvas neste ano. O caso aconteceu em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, na madrugada deste domingo. A vítima é uma mulher de 28 anos.
De acordo com a Defesa Civil estadual, ela havia saído de um carro que estava sendo alagado e, após uma colisão com outro veículo, foi arrastada pela enxurrada e acabou se afogando.
Um vídeo feito por uma testemunha mostra a mulher sendo levada pela água. Nas imagens, a vítima aparece ao lado do marido, já do lado de fora do veículo. Outro carro também é arrastado pela força da enxurrada, ficando quase inteiramente por cima do carro do casal.
A mulher que filmou a cena entrou no estabelecimento em que estava para pegar uma escada, com o intuito de ajudar o casal, mas quando ela retornou, os dois não estavam mais no local.
A vítima teria sido arrastada por 300 metros e chegou a ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, mesmo após tentativas de reanimação, a morte foi confirmada por um médico do Samu. O marido dela foi resgatado sem ferimentos.
Conforme a Defesa Civil de Uberlândia, choveu 55 milímetros em 30 minutos. Equipes dos bombeiros, Polícia Militar e da prefeitura atuaram em ocorrências de salvamentos em enxurrada, limpeza de bocas de lobo obstruídas e retirada de árvores caídas.
Forte chuva atinge o triângulo mineiro neste domingo
Ainda foram registrados danos significativos em 20 veículos e dois imóveis. Os serviços de energia elétrica, abastecimento de água, internet e telefonia não foram afetados. Não há comunidades ilhadas nem rodovias obstruídas, segundo os órgãos de segurança.
Ao todo, 332 municípios mineiros estão em alerta laranja de perigo para chuvas intensas de acordo com o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia. Na sexta-feira, esse número chegou a 474, mais da metade do estado.
Neste ano, até o momento, treze cidades em Minas decretaram situação de anormalidade por causa das chuvas e 433 pessoas tiveram de deixar suas casas.
As fortes chuvas dos últimos dias têm causado impactos, ainda, nas estradas mineiras. Na região do Vale do Rio Doce, dois pontos da LMG-744 foram interditados pelo DER, o Departamento de Estradas de Rodagem estadual. Conforme o órgão, chuvas intensas romperam a pista nos kms 21 e 23.
No total, a Polícia Militar Rodoviária aponta que o estado possui 14 pontos de interdição, parciais e totais. Os bloqueios foram causados por deslizamentos de terra, erosões e quedas de pontes, em sua maioria, provocados pelas chuvas.