Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

O consumo de drip coffee, forma prática e portátil de preparar um café coado, tem crescido rapidamente –ainda que, muitas vezes, não seja usado da melhor maneira.

Caso você não conheça, o drip coffee é uma espécie de sachê de café, com a margem superior destacável. Ao remover essa parte de cima, o sachê vira uma espécie de coador que já vem com o pó dentro. Assim, basta apoiar nas laterais de uma xícara e despejar água quente para ter um café coado na hora.

É uma boa solução para levar consigo em viagens ou para ter na gaveta do trabalho, por exemplo. Em ocasiões em que não é possível preparar um coado da forma tradicional.

Afinal, apesar de prático, o drip coffee tem alguns defeitos. Primeiro, o preço. Sai mais caro comprar sachês individuais em relação ao que você pagaria em um pacotinho de 250 g.

Segundo porque o produto já moído dentro do sachê poroso oxida mais rapidamente, o que acaba com alguns compostos de aroma e sabor.

Por fim, tem um maior passivo ambiental, pois cada porção individual vem em uma embalagem plástica, que produz um lixo que permanecerá no planeta séculos após o último gole.

O que não faz sentido é servir drip coffee em cafeteria. Vários estabelecimentos começaram a oferecer o produto, e ainda o fazem como se fosse algo bom, “gourmet”, quando é apenas preguiçoso.

Uma cafeteria, obviamente, deve ter perfeitas condições de preparar café coado em métodos tradicionais –e melhores.

Apesar disso, ter um drip coffee com café de qualidade salva em ocasiões em que não há a possibilidade de preparar um coado em condições ideais.

Por isso, veja abaixo dicas de como preparar um bom drip coffee:

  1. Escolha uma caneca alta. Caso contrário, o sachê ficará mergulhado no café, e a água não passará pelo saquinho com o fluxo que deveria;
  2. Destaque a parte superior do sachê;
  3. Encaixe as abas laterais do sachê nas bordas da caneca;
  4. Despeje água até a metade do sachê;
  5. Após toda a água passar pelo pó, preencha novamente o sachê, desta vez até o topo;
  6. Quando toda a água passar, remova o sachê e seu café estará pronto;

Importante: não tente fazer muito café. Um sachê é o suficiente para cerca de 150 ml de bebida. Se colocar água demais, ficará um famoso chafé –bebida fraca e excessivamente diluída.

Acompanhe o Café na Prensa no Instagram @davidmclucena


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.