O lateral-direito Rafinha está perto de ser a nova contratação do Coritiba para 2025, duas décadas após ter sido vendido pelo clube do Alto da Glória. O jogador de 39 anos deve fechar um contrato até o fim da próxima temporada.
Rafinha está no São Paulo há três temporadas, mas desistiu de renovar o vínculo com a equipe paulista, de acordo com o UOL. A ideia do jogador era disputar o Campeonato Paulista e se aposentar, mas o projeto do Coxa o fez mudar de ideia. A Trivela informou a negociação em primeira mão.
No clube paulista, Rafinha soma 116 jogos e dois títulos: Copa do Brasil 2023 e a Supercopa 2024.
Revelado nas categorias de base do Coxa, ele atuou pelo time principal por 54 jogos em 2004 e 2005, quando foi vendido por 5 milhões de euros, na época, ao Schalke 04, da Alemanha.
Depois de cinco anos no clube alemão, ele passou pelo Genoa, da Itália, antes de chegar ao Bayern de Munique, onde ficou por oito temporadas.
+ Leia as notícias do Coritiba no UmDois Esportes
Segundo apuração do UmDois Esportes, o técnico Mozart avalizou a chegada e conversou com Rafinha pelo telefone. Além de gostar do perfil de liderança do jogador, a ideia da SAF é ter atletas identificados com o clube.
Inclusive, Rafinha está curtindo as férias na Alemanha. O jogador visitou os ex-companheiros e conversou com o belga Vincent Kompany, ex-zagueiro do Manchester City e atual técnico do Bayern.
Rafinha deve ser o terceiro reforço do Coritiba
O Coxa já anunciou as chegadas do volante Geovane, que disputou as últimas duas temporadas pelo Novorizontino, e do atacante Guilherme Dellatorre.
Geovane estava livre no mercado desde o último domingo (15), quando encerrou o vínculo com a equipe paulista.
Em 2024, o jogador fez 37 jogos, sendo 27 como titular, marcou três gols e deu duas assistências. Em 2023, também pelo Novorizontino, foram 52 jogos como titular, sete gols e duas assistências.
Já Dellatorre acumula passagem pelo Athletico e foi o artilheiro do Mirassol em 2024. Ele disputou 45 jogos, marcou 17 gols e deu duas assistências no time que foi comando por Mozart, atual treinador do Coritiba.
Lateral foi vaiado no Couto Pereira
Quando defendeu o São Paulo em jogo contra o Curitiba, Rafinha e o ex-zagueiro Miranda chegaram a ser vaiados pela torcida alviverde.
Revelada na mesma geração, a dupla chegou a falar na vontade de retornar ao Alto da Glória em 2019. No entanto, ambos preferiram outros clubes na volta ao Brasil.
Rafinha foi contratado pelo Flamengo e conquistou o título da Libertadores e do Brasileirão em 2019, sob comando do técnico Jorge Jesus. Depois ele chegou a ser vendido para o Olympiacos, da Grécia, mas retornou e defendeu o Grêmio antes de ir ao São Paulo.
Já Miranda voltou da Europa com a carreira consolidada e defendeu apenas o Tricolor paulista antes de anunciar a aposentadoria.
Siga o UmDois Esportes
[