No último final de semana do ano, São Paulo deve seguir com tempo instável, embora as chuvas percam força e atinjam a cidade de forma isolada. O solo encharcado mantém elevado risco para formação de alagamentos e deslizamentos de terra, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da Prefeitura de São Paulo.
No sábado (28), a temperatura varia entre 20ºC e 26°C, com sol entre nuvens no decorrer do dia e instabilidades entre a tarde e o início da noite.
“As chuvas retornam na forma de pancadas isoladas com até moderada intensidade, raios e rajadas localizadas de vento”, afirma Michael Pantera, meteorologista do CGE.
No domingo (29), o sol ganha força, com máximas que podem chegar aos 25°C e índice de umidade próximo aos 50%. A nebulosidade aumenta no final da tarde e há condições para pancadas rápidas e isoladas.
Segundo o CGE, o tempo instável em São Paulo se deve ao fluxo de ar quente e úmido que atravessa o país desde o sul da Amazônia até o Sudeste, o que favorece a formação de instabilidades.
São Paulo segue com alerta amarelo, emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para risco de chuvas intensas entre 28 e 29 de dezembro. São esperados até 50 milímetros por dia de precipitação e ventos de até 60 km por hora.
A Defesa Civil e os órgãos municipais orientam a população a evitar áreas sujeitas a alagamentos e procurar locais seguros durante os temporais. Quem reside em áreas de encosta deve ficar atento a sinais de possíveis deslizamentos, como rachaduras no solo ou em paredes e água barrenta descendo de morros.
Para receber alertas de emergência, é possível cadastrar o CEP da sua localidade enviando uma mensagem de texto gratuita para o número 40199.