Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Os pilotos da Fórmula 1 pediram para serem “tratados como adultos” em uma carta aberta ao presidente da Federação Internacional de Automobilismo, Mohammad ben Sulayem, no final do ano passado, em uma queda de braço que incluía vários assuntos, dentre eles a punição que Max Verstappen recebeu por falar um palavrão em uma entrevista coletiva. E receberam a resposta da entidade agora: um Código Esportivo atualizado, e com punições severas, como suspensões e perda de pontos no campeonato, para quem não cuidar das palavras usadas.

A FIA já tinha um “código de boa conduta” em seus livros de regras, que servem para todas as categorias que têm o ‘selo’ da entidade, mas agora as punições possíveis estão colocadas de maneira clara: um piloto da Fórmula 1 que usar “palavras que causem injúria moral ou perda para a FIA ou seus membros” terá que pagar 40 mil euros (quase 250 mil reais) de multa. “O uso geral de linguagem ofensiva, insultuosa, grosseira, rude ou abusiva” será punido da mesma forma.

Isso, se o piloto não for reincidente. Duas palavras consideradas injuriosas resultam em 80 mil euros de multa e uma suspensão com efeito suspensivo, ou seja, que não precisa ser cumprida. Na terceira vez, o piloto é suspenso por um mês e perde pontos no campeonato.