Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Ivaiporã foi escolhida como modelo em sustentabilidade para um projeto conjunto com a Universidade de Oxford, na Inglaterra. O município vai ser um case da Comissão de Sustentabilidade de dados da Kellogg College, faculdade de pós-graduação da universidade. O trabalho de pesquisa visa comprovar a pegada de carbono e garantir maior confiabilidade em processos de análise ambiental do município.

continua após publicidade

Jonathan Michie, que é presidente do Kellogg College, encaminhou vídeo ao prefeito Carlos Gil, explicando como é feito o trabalho de pesquisa, e o convidando a ir à Universidade de Oxford – uma das instituições de ensino superior mais prestigiadas do mundo.

LEIA MAIS: Ivaiporã discute estratégias para impulsionar agricultura familiar

continua após publicidade

A novidade foi apresentada pelo consultor em tecnologia da Prefeitura de Ivaiporã, Aleksandro Montanha. Segundo ele, a proposta de incluir dados reais de uma cidade no trabalho da Comissão de Sustentabilidade de Dados é inédita, uma vez que as análises eram realizadas exclusivamente com informações coletadas pela Universidade de Oxford.

“Propusemos que, ao invés de dados acadêmicos, fossem utilizados dados de uma cidade, e Ivaiporã foi escolhida, o que transforma o município em referência em sustentabilidade no Paraná, Brasil e no mundo”, afirmou o consultor em tecnologia.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos

continua após publicidade

Para mensurar a pegada de carbono – que mede as emissões de gases de efeito estufa originadas da atividade humana – de toda uma cidade, a comissão vai avaliar uma grande quantidade de dados relacionados a consumo, produção industrial, trânsito, indicadores econômicos, entre outros. De outro lado, também serão contabilizadas as ações de mitigação de carbono, como plantio de árvores, programas ambientas, reservas florestais, entre outros.

De acordo com Aleksandro Montanha a confiabilidade da Comissão de Dados de Sustentabilidade de Oxford reforça ainda mais o potencial da Incubadora Tecnológica de Ivaiporã, demonstrando que está alinhada com padrões globais de transparência e impacto positivo.

“Imagine uma cidade pequena, no interior do Paraná, alcançar uma repercussão tão positiva em questões de transparência e responsabilidade ambiental. É o reconhecimento da administração municipal, que tem conquistado destaque e credibilidade”, declarou Aleksandro Montanha.

continua após publicidade

Reconhecimento

O prefeito Carlos Gil disse que o impacto da iniciativa vai além do reconhecimento. “A inclusão de Ivaiporã na pesquisa de dados proporciona credibilidade para atrair investimentos de empresas, indústrias e fundos internacionais, que buscam transparência e responsabilidade ambiental. Quando há comprovação internacional, isso muda tudo! Os dados confiáveis demonstram que há compromisso real com o meio ambiente, o que é fundamental para conquistar a confiança de investidores”, analisou Carlos Gil.


						
							Ivaiporã é escolhida como modelo de sustentabilidade pela Oxford
Foto por Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ivaiporã

Ivaiporã é escolhida como modelo de sustentabilidade pela Oxford

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News