Yaris: o momento foi errado
Quando foram lançados Yaris e Yaris Sedan, com visual e interior muito mais atraentes que os do polêmico Etios (já fora de linha), havia expectativa. Afinal, os fãs da Toyota teriam um produto mais acessível e poderiam, finalmente, realizar o sonho de começar uma história com a marca.
Só que o Etios já tinha queimado um pouco o filme da Toyota nesse segmento, pois era um produto muito abaixo do padrão Toyota. Ainda assim, aos poucos o Yaris foi ganhando a confiança do consumidor. E, como ocorre com outros carros da montadora, quem tem quer continuar tendo. A fidelização é alta em todos os segmentos.
Só que o Yaris, lançado em 2018, veio na hora errada. Isso porque nunca foi um carro de entrada, com direito a versão 1.0 aspirada. E, naquele momento, parte dos clientes de hatches e sedãs compactos de maior valor agregado já haviam se tornado consumidores de SUVs – inclusive, com cada vez mais opções no mercado.
Só que a Toyota não tinha, e ainda não tem, SUV compacto. Então, quem realmente queria um carro muito da marca aderiu aos Yaris. O produto, no entanto, nunca teve potencial para ser um líder dentro da gama.
O Yaris Cross terá? Não há dúvidas. O segmento de SUVs compactos é o mais importante do Brasil, além de o maior em número de produtos. E, das dez principais montadoras, a única a não ter um representante na categoria é a Toyota.