Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Este é o primeiro voo da nova era Trump, mas já estava previsto antes mesmo da posse. Apesar de o republicano ter endurecido medidas anti-imigração, Brasil e Estados Unidos têm um acordo desde 2017 para deportações, e ordem para trazer brasileiros de volta hoje partiu do governo anterior.

Em 2025 outro voo já trouxe 100 deportados ao Brasil. Neste caso, avião pousou em Confins no dia 10 de janeiro, após partir de Alexandria (EUA), sob a gestão do então presidente Joe Biden. Em 2024, 17 voos trouxeram mais de 2.100 deportados, superando a marca de 2023, que registrou 14 voos deste tipo, totalizando pouco mais de 1.400 pessoas.

Itamaraty acompanha situação dos brasileiros nos EUA. Os consulados brasileiros naquele país estão “acompanhando de perto a situação dos brasileiros para avaliar algum tipo de assistência”.

Ordens de Trump e prisão de imigrantes

Casa Branca anunciou 538 prisões e “centenas de deportados” nos últimos quatro dias. “Isso é somente uma prévia”, diz publicação feita na rede social X.

O perfil oficial do governo também divulgou os nomes e os crimes cometidos por alguns dos imigrantes presos. No início da semana, o Congresso, de maioria republicana, aprovou uma lei para prorrogar a prisão preventiva de estrangeiros suspeitos de crimes.



AO VIVO

Assista ao jogo Vasco x Portuguesa pelo Campeonato Carioca

Leia Mais »