Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Aracaju

O compliance da Globo passou a investigar Rodrigo Bocardi, dispensado na última quinta (30), após uma denúncia de assédio moral. A situação foi relatada em setembro do ano passado. Neste caso, porém, a investigação do órgão não achou provas ou indícios de que isso teria acontecido.

Procurado pela coluna por email, ligações telefônicas e WhatsApp desde quinta (30), o jornalista ainda não se manifestou sobre as acusações.

A Globo diz que não vai se manifestar além do que já comentou no comunicado sobre a decisão. “A empresa não comenta decisões de compliance”, dizia a nota.

Segundo apurou a coluna, um profissional que atuou no Bom Dia São Paulo entre 2022 e 2024 reclamou de diversos comportamentos do âncora. Junto com ele, uma outra pessoa, da produção, também se queixou.

O compliance da Globo, porém, não teria achado indícios que, de fato, Bocardi havia cometido o assédio moral contra este profissional. A investigação nessa situação foi inconclusiva na empresa.

No entanto, foi durante os depoimentos colhidos que o compliance verificou diversos furos de questão ética de Rodrigo Bocardi. Por causa disto, o compliance recomendou seu desligamento.

O compliance da Globo concluiu que, paralelo ao trabalho na emissora, Bocardi tinha uma empresa que prestava serviço para gestões públicas, incluindo prefeituras do estado de São Paulo, que ele noticiava diariamente no Bom Dia São Paulo.

O jornalista também prestaria serviços de media training, ou seja, preparava políticos e empresários para aparecerem na própria Globo.

Essas práticas infringem as normas da emissora, que impõe a seus jornalistas um rígido código de ética. O conjunto de regras é repassado a todos os profissionais que são contratados pela empresa desde 2015, quando foi criado o departamento de compliance.

Nesta quinta-feira (30), Bocardi apresentou normalmente o Bom Dia e deixou a Redação se despedindo dos colegas, prometendo voltar no dia seguinte. Mais tarde, foi avisado de uma reunião com o diretor-geral de jornalismo, Ricardo Villela, que foi do Rio de Janeiro para São Paulo resolver a questão.

Rodrigo Bocardi estava na Globo desde 1999. Entre outras funções, foi correspondente internacional nos Estados Unidos. Era âncora do Bom Dia São Paulo desde 2013.

Foto de Outro Canal

Cobre diariamente os bastidores das novelas, do telejornalismo e da mídia esportiva. Tem como titular o jornalista Gabriel Vaquer

AO VIVO

Senado elege novo presidente que vai substituir Rodrigo Pacheco; assista

Leia Mais »

Access Denied

Access Denied You don’t have permission to access ” on this server. Reference #18.9b0dde17.1738414030.1c458ba0

Leia Mais »