O NTSB (National Transportation Safety Board), órgão de investigação de acidentes aéreos dos Estados Unidos, divulgou nesta sexta-feira (14) a suspeita que a causa da colisão entre um helicóptero do Exército e um avião da American Airlines em 20 de janeiro tenha sido causada por uma informação de altitude errada informada à piloto da aeronave militar. O acidente matou 67 pessoas.
O que aconteceu
Altímetro por pressão barométrica pode não ter passado dados reais aos tripulantes. Esse instrumento mede a altitude da aeronave em relação ao nível do mar, utilizando a pressão atmosférica como base. Ela calcula a pressão do ar em altitudes diferentes, já que a pressão atmosférica diminui conforme a altitude aumenta.
O NTSB informou que fará uma investigação mais profunda para investigar a hipótese. Esse tipo de altímetro pode ser influenciado por mudanças na pressão atmosférica local devido a fatores climáticos (como tempestades ou frentes de ar).
Entidade também informou que investigações levam a crer que os tripulantes estariam usando óculos de visão noturna no momento do impacto. Parecidos com binóculos, os óculos afetam a visão periférica dos pilotos, o que, de acordo com a diretora do NTSB, Jennifer Homendy, pode ter contribuído para a colisão.