O cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas está perto de completar um mês, e neste sábado (15) ocorreu a sexta troca de reféns de Gaza e prisioneiros palestinos. Os membros da facção libertaram mais três sequestrados —dois cidadãos americano-israelenses e um russo-israelense— como parte da primeira fase do acordo, prevista para durar 42 dias.
Desde o ataque do Hamas, em 7 de outubro de 2023, o grupo terrorista sequestrou 251 pessoas, segundo dados do Exército de Israel. Outros quatro reféns já estavam sob domínio do Hamas há cerca de dez anos.
Entre novembro de 2023, quando Israel e o grupo terrorista negociaram um primeiro acordo de cessar-fogo, e o início deste ano, 117 pessoas foram libertadas ou recuperadas pelas forças israelenses.
Lá Fora
Receba no seu email uma seleção semanal com o que de mais importante aconteceu no mundo
Somam-se a estes reféns outros 24 libertados desde o fim de janeiro, além de 41 corpos devolvidos ou recuperados. Em suma, 179 pessoas saíram de Gaza e, com isso, o número de reféns ainda em território palestino é de 76 pessoas. Segundo o informe mais recente das autoridades israelenses, deste número, 41 estão vivas, e outras 35 morreram ou foram assassinadas.
Veja abaixo a situação de todos os reféns sequestrados pelo Hamas na guerra com Israel.