Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Na madrugada de hoje, um inesperado alerta de terremoto causou alvoroço entre os moradores de São Paulo e Rio de Janeiro. O aviso, que indicava um terremoto de magnitude 5.5, foi enviado para muitos usuários do sistema Android, gerando preocupação e confusão. O alerta foi emitido em dois momentos distintos, às 2h30 e às 3h40, sugerindo um epicentro no litoral. No entanto, as autoridades rapidamente confirmaram que se tratava de um falso alarme, já que não houve qualquer registro de tremores na região. A empresa afirmou que está investigando o ocorrido para entender como o erro aconteceu.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Enquanto isso, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil relataram que não receberam chamados relacionados ao alerta, e a Defesa Civil confirmou que o aviso não partiu do Centro de Gerenciamento de Emergências do estado. A instituição sugeriu que o alerta pode ter sido emitido por um serviço exclusivo do Google. Além disso, o Centro de Sismologia da USP foi consultado e confirmou que não houve registro de sismos na costa brasileira.

Este incidente relembra um evento ocorrido em julho do ano passado, quando tremores foram sentidos em São Paulo devido a um terremoto no Chile. No entanto, desta vez, não houve qualquer atividade sísmica, e o alerta foi um engano. As autoridades pedem que os moradores desconsiderem o aviso e garantem que não há motivo para preocupação. A situação está sendo tratada com seriedade, e a investigação sobre o falso alerta continua.

O Google se posicionou por meio de nota:

“O Sistema Android de Alertas de Terremoto é um sistema complementar que usa celulares Android para rapidamente estimar vibrações de terremotos e oferecer alertas para as pessoas. Ele não foi desenhado para substituir nenhum outro sistema de alerta oficial. Em 14 de fevereiro, nosso sistema detectou sinais de celulares em localização próxima ao litoral de São Paulo e disparou um alerta de terremoto aos usuários na região. Nós desativamos prontamente o sistema de alerta no Brasil e estamos investigando o ocorrido. Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente e seguimos comprometidos em aprimorar nossas ferramentas.”

Com informações de Soraya Lauand

Reportagem produzida com auxílio de IA