A combinação de vários aditivos em um único produto, assim como a soma dos aditivos de todos os alimentos que consumimos pode ter efeitos imprevisíveis, pois eles não foram estudados em conjunto. Seguindo o princípio da precaução, quanto menos, melhor.
O açúcar também está escondido onde menos esperamos, e no fim do dia pode resultar num exagero, prejudicando os objetivos de saúde. Além disso, ingredientes como açúcar, amido e farinhas diluem o tomate e acrescentam carboidratos desnecessários, resultando em um produto de qualidade inferior.
O melhor ketchup é aquele que tem tomate como ingrediente principal e o mínimo de aditivos.
Se, assim como eu, você prefere guardar sua cota de açúcar para a sobremesa em vez de consumi-la no ketchup, confira estas opções sem açúcar e com baixo teor de carboidrato (apenas 1g por colher de sopa).

O produto da marca Legurmê destaca-se por usar tomates orgânicos como ingrediente principal, sendo adoçado apenas com estévia, e dispensando o excesso de aditivos. O Linea e o Hemmer contêm mais aditivos, porém não levam açúcar nem amido, e podem ser considerados baixos em carboidratos. Esses ketchups zero são melhores alternativas para os diabéticos.