Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Uma das primeiras agendas de Arellano como assessor especial de Haddad foi representar o governo no seminário “Concentração Econômica das Plataformas Digitais Regulação Econômica das Big Techs”.

Uma busca na Agenda Transparente, ferramenta da ONG Fiquem Sabendo que reúne os compromissos das autoridades, mostra que Arellano participou como assessor de Haddad de dezenas de reuniões para tratar de inteligência artificial, regulação das big techs e com empresas como o Google.

A Fazenda diz que Arellano não recebeu a Meta.

Meses antes, em 6 de dezembro de 2023, participou, ao lado de Wanderlei Mariz, chefe da área de Políticas Públicas para o Poder Executivo da Meta, de reunião no ministério para tratar dos interesses da empresa como executivo.

Em 8 de novembro de 2023, Arellano também esteve no ministério representando os interesses da Meta. Desta vez, ao lado de Will Cathcart, vice-presidente global do WhatsApp, e outros dois executivos da big tech. Entre eles, Murillo Laranjeira, diretor sênior de Políticas Públicas, principal articulador da Meta em Brasília contra o Projeto de Lei das Fake News.

Um dos pontos do projeto de lei é cobrar responsabilidade das plataformas por conteúdo postado pelos usuários — o que as big techs são terminantemente contra — e taxar as empresas de tecnologia.