A denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro de liderar uma tentativa de golpe de Estado, após perder as eleições de 2022, pode até dominar o noticiário nacional por algum tempo.
Mas não dá refresco ao presidente Lula para reverter a má fase na avaliação negativa do governo, puxada pelo desconforto da população com os rumos da economia.
Lula calculou bem as palavras para falar da denúncia, e ministros do governo foram orientados a não explorar nas redes sociais e entrevistas a denúncia da Procuradoria-Geral da República ao Supremo.
O Palácio do Planalto sabe que subir o tom em torno de um fato já esperado, que estava no preço, não resolve o problema central para o tombo da popularidade de Lula, a economia.
Nada alivia um governo que está sofrendo um enorme desgaste por causa do custo de vida, da baixa capacidade de renda da população mais pobre, que é eleitora do presidente.
Lula entregou uma agenda econômica envelhecida e contava com o aumento das transferências de renda para os programas sociais – como o Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida e outras políticas – para sustentar sua popularidade.
Não está dando certo. A alta dos preços é um incômodo para a população e o governo parece que só acordou para o problema agora. Perdeu tempo, enquanto fazia uma cruzada contra os juros altos do Banco Central.
É nítido que o governo não sabe o que fazer. Não há um plano estratégico, a não ser uma promessa de guinada na comunicação que até agora gerou medo nos ministérios e pode até mesmo levar a uma inação. Tudo depende do aval do ministro Sidônio Palmeira.
O momento é de grandes definições de rumo da política econômica para o que resta do mandato de Lula.
É hora de tudo ou nada para aliados políticos do presidente.
A fritura de Fernando Haddad é instrumento dessa disputa. Nem Gabriel Galípolo está sendo poupado das críticas, “acusado” de dançar a mesma música de Haddad;
Pelo andar da carruagem, tudo indica que Lula vai dobrar a aposta para 2026 com velhas políticas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.