Steven Levitsky – Eleições têm consequências e eleger um personagem autoritário tem consequências para democracia. Ao contrário de 2016, agora, todos conhecíamos Trump. Ele tentou reverter o resultado de eleições, e foi muito claro durante a campanha que iria instrumentalizar o estado e engajar em um comportamento autoritário. Ele não escondeu.
E quando se permite que um personagem autoritário seja eleito, é muito provável que essa pessoa ataque o estado de direito e instituições democráticas. E foi isso que ele fez.
O outro lado da história é que o establishment inteiro, incluindo os democratas, estavam completamente despreparados para isso. Nos dois meses entre a eleição e a posse, a visão predominante em Washington era de que, se sobrevivemos ao primeiro mandato, não vai ser tão ruim. Diziam que pessoas como Levitsky eram muito histéricas.
Como isso pode ser explicado?
As pessoas estavam cansadas de falar de democracia, de defendê-la. Ainda que a vitória eleitoral de Trump tenha sido por pouco, isso tem um efeito poderoso de legitimação. Isso abalou os democratas.
Eu vejo como uma espécie de luta de boxe. No primeiro round, um dos pugilistas vem com uma estratégia, com energia e soltando seus golpes. E o outro pugilista não estava preparado. Não sabemos se ele será nocauteado ou se o pugilista mais preparado vai se cansar. Estamos ainda no primeiro round.