Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

A investigação revela ainda que a Abin foi utilizada para fins particulares do presidente, como levantar informações sobre seu filho Jair Renan e sua ex-esposa, durante uma investigação da Polícia Civil do Distrito Federal sobre possível prática de lobby.

“Usar o aparelho do Estado para bisbilhotar a vida alheia, sem ordem judicial e sem nenhuma justificativa, a não ser a sua própria paranoia, é um crime e esses caras precisam ir para a cadeia”, opinou o colunista.

O uso irregular da agência de inteligência teve consequências que se estendem até o governo atual. O presidente Lula optou por não manter a segurança presidencial sob responsabilidade da Abin, transferindo essa função para a Polícia Federal após os eventos de 8 de janeiro.

As revelações constam em denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, que inclui provas materiais como transcrições de conversas e documentos apreendidos. O caso expõe como uma instituição estatal, que deveria servir aos interesses estratégicos do país, foi desviada para atender a interesses particulares e alimentar paranoias políticas do então presidente.

A denúncia é descrita como “uma peça quase cômica, se não fosse trágica”, que mostra como a Abin “foi privatizada para atender exclusivamente os interesses particulares da figura que estava ali na presidência da República, querendo dar um golpe de Estado”.

Podcast A Hora, com José Roberto de Toledo e Thais Bilenky

A Hora é o podcast de notícias do UOL com os jornalistas Thais Bilenky e José Roberto de Toledo. O programa vai ao ar todas as sextas-feiras pela manhã nas plataformas de podcast e, à tarde, no YouTube. Na TV, é exibido às 16h. O Canal UOL está disponível na Vivo TV (canal nº 613), Sky (canal nº 88), Oi TV (canal nº 140), TVRO Embratel (canal nº 546), Zapping (canal nº 64) e no UOL Play.

Escute a íntegra nos principais players de podcast, como o Spotify e o Apple Podcasts já na sexta-feira pela manhã. À tarde, a íntegra do programa também estará disponível no formato videocast no YouTube. O conteúdo dará origem também a uma newsletter, enviada aos sábados.