Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Por algum tempo, a sigla BAT (Baidu, Alibaba e Tencent) representou grande fatia do mercado. Isso levou o governo a contestar e querer dividir essas empresas, explicou In Hsieh, consultor de negócios Brasil-China e fundador do Chinnovation, em entrevista ao Deu Tilt, podcast do UOL para os humanos por trás das máquinas.

Segundo o consultor, é quase um senso comum de que na China o Jack Ma, fundador do Alibaba, conhece tudo de todos os chineses.

Você compra nele [Alibaba] e usa o meio de pagamento dele para comprar no concorrente. Isso nem a Amazon faz. O Jeff Bezos sabe que você comprou um parafuso dentro da Amazon. Quando você compra usando o meio de pagamento do Alibaba no concorrente, ele sabe tudo o que você está fazendo virtualmente
In Hsieh

Essa prática cria um oligopólio de informações e controle de dados, explica Hsieh. A resposta do governo foi a aplicação de multas pesadas e impedir a abertura de capital da Alipay, o meio de pagamento do Alibaba. Para se livrar do imbróglio, o próprio grupo fragmentou a iniciativa.

Do ponto de vista empresarial, é sensacional, mas, do ponto de vista do consumidor, é um pavor. É o limite de privacidade e do seu controle próprio da vida
In Hsieh

Um mercado muito grande e em expansão

Impulsionado por uma crescente classe média, o mercado chinês está aquecido. No lugar das bugigangas e produtos sem marca, há um crescimento no número de empresas que investem em produtos voltados ao mercado de luxo.



AO VIVO

Lula e Tarcísio lançam edital para construção do túnel Santos-Guarujá

Leia Mais »