Donald Trump chamou Zelensky de ditador na semana passada. “Zelensky, um ditador sem eleições, deve atuar rápido ou não lhe restará um país”, afirmou. Mandato do ucraniano terminou em 2024, mas a lei prevê a possibilidade de não haver eleições durante períodos de guerra.
Ataque do republicano ao ucraniano veio durante a semana de ataques mútuos entre os dois. Antes, Zelensky havia afirmado que Trump vivia em um “espaço de desinformação” promovido pela Rússia, já que o americano tem se mostrado cada vez mais próximo de Vladimir Putin e com uma retórica bem alinhada a de Moscou.
Desde a conversa telefônica entre Vladimir Putin, presidente russo, e Donald Trump, há um temor na Europa de que os EUA se afastem da UE e Ucrânia. Autoridades norte-americanas e russas conversaram nesta semana sobre um possível fim da guerra, em um encontro sem a presença de ucranianos ou europeus.
Quais são os minerais?
A Ucrânia é responsável por cerca de 5% dos recursos minerais de todo o mundo. Os interesses de Trump estão em recursos que ainda não estão sendo explorados, são de difícil acesso ou estão localizados em território ocupado pela Rússia.
O país produz três minerais essenciais em particular: manganês (oitavo maior produtor mundial, segundo o World Mining Data), titânio (11º maior produtor do mundo) e grafite (14º maior produtor), essencial para baterias elétricas.