Reduzir impactos ambientais, agir com responsabilidade social e cuidar da governança são princípios de ESG essenciais para se manter competitivo no mercado. Para ajudar as micro e pequenas empresas a se adequar e fazer uma gestão sustentável, o Sebrae Rio lançou uma “Imersão ESG”, com 80 horas de atividades de capacitação, conhecimento e relacionamento. As inscrições estão abertas até 18/04 pelo link .
“Os consumidores estão atentos à forma como as empresas tratam seus resíduos, agem com as comunidades e cuidam de seus colaboradores. Quem não se prepara, pode perder oportunidades de mercado, inclusive para fornecer a grandes companhias que valorizam fornecedores alinhados a estas diretrizes”, analisa o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
A Imersão ESG vai contar com ações de consultoria individuais, atividades coletivas e sessões de negócios. As micro e pequenas empresas também terão a chance de participar de rodadas de negócios com grandes fornecedores. A primeira turma de empresas que participou da imersão de ESG, em 2024, avançou na implementação de práticas ESG. Ao longo do ano, os participantes aumentaram em mais de 30% suas práticas ambientais, sociais e de governança, refletindo um compromisso crescente com a sustentabilidade e responsabilidade corporativa.
–
“Com a capacitação, revisamos nossa missão, visão e valores, qualificamos a equipe sob a perspectiva de ESG, incluindo treinamentos de segurança e saúde, implantamos a gestão de resíduos na sede e aprimoramos o conhecimento dos colaboradores sobre isso”, conta Prem Karima, coordenadora na empresa de soluções sustentáveis Boomerang, que participou no ano passado.
–