Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Um dos donos da rede de academias vip Bodytech, Luiz Urquiza acha que o Cade, o órgão de defesa da concorrência, fez bem em arbitrar a briga entre Wellhub (ex-Gympass) e TotalPass, mas diz que jamais fechará negócio com um agregador que, ele próprio, seja dono de academias –caso da TotalPass, do empresário Edgar Corona, que controla a SmartFit.

Após a publicação, o grupo SmartFit, via assessoria, disse que essa declaração causou estranheza. “A referida rede de academias [Bodytech] também rejeita contratos com agregadores que não possuem academias e prefere um contrato de exclusividade com um único player do mercado”, disse em nota.

O grupo afirma que Wellhub concentra mercado, com mais de 70% de participação e que foi denunciado ao Cade por academias que se sentiram oprimidas, com recomendação de aplicação de multa de R$ 3 milhões. “O TotalPass, agregador do Grupo Smart Fit, não exige exclusividade de nenhum parceiro e vem se consolidando como uma alternativa de mercado para academias que defendem um mercado aberto à competição e não querem ficar nas mãos de apenas um agregador.”

Por que não?

Não faz sentido ter um agregador que compete com sua rede [de academias]. Seria como se o iFood fosse dono de restaurante e pedisse para você, também dono de restaurante, entrar. Quem garante que a rede do iFood não ia ter mais destaque no aplicativo? Então, a gente não vai ter contrato com a TotalPass ou qualquer outro agregador dono de academia porque temos bem claro que é um conflito de interesse.

Qual o risco do modelo dos agregadores que não operam com exclusividade, caso da TotalPass?

Eles passam a ter acesso às informações daquela academia especificamente, do público que frequenta, tíquete médio da região e, de repente, abre um academia do grupo na região [com condições mais vantajosas].

O Cade errou na decisão de travar o mercado de exclusividade para a Wellhub em 20%?

Não. Nós, por exemplo, renovamos nosso contrato de exclusividade porque, para nós, é o que faz sentido. Ele [Wellhub] está onde temos nossa rede de academias e tem mais aderência com o público que a gente atende.

No entanto, não podia não travar a área da Wellhub, possibilitando a entrada de outros concorrentes. Essa medida do Cade foi acertada. O mercado é gigante e muito pulverizado. Com essa decisão, o Cade garantiu a concorrência. E cada empresa [academia] é soberana para decidir a qual modelo quer aderir. Ao final, quanto mais opção, melhor para o consumidor.

Por que os agregadores são tão importantes para as academias?

Porque eles trouxeram as empresas para dentro das academias. Eles garantem esse público corporativo, que também é diverso porque vai desde a chefia até o primeiro nível de funcionários. Uma academia sozinha não consegue ter essa penetração numa grande empresa, por exemplo. Isso traz aluno e gera receita.

Isso pode ser um risco para as academias?

As academias precisam cuidar para não ter 80% de seu faturamento dependente do fluxo criado pelos agregadores.

Com Stéfanie Rigamonti


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.