O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo. É um elemento essencial da hemoglobina, proteína presente nos glóbulos vermelhos que transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos.
Taxas baixas desse mineral podem causar anemia por deficiência de ferro ou anemia ferropriva, a mais comum de todas as anemias. Ela ocorre por carência nutricional, parasitoses intestinais ou durante a gravidez, o parto e a amamentação. Perdas expressivas de sangue, em virtude de hemorragias agudas ou crônicas por via gastrointestinal, ou como consequência de menstruações abundantes, também podem provocar anemia ferropriva. Assim como infecções, doenças autoimunes, câncer, entre outras doenças.
Constituem grupo de risco para a anemia ferropriva as mulheres em idade fértil, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, e indivíduos que passaram por cirurgia de redução de estômago ou seguem dietas muito restritivas. No entanto, qualquer pessoa pode desenvolvê-la, se não receber a quantidade adequada de ferro na dieta ou tiver dificuldade de absorção, que ocorre sobretudo nos intestinos e pode ser mais eficiente quando associada à ingestão de vitamina C e proteínas.