O Coritiba foi o vexame paranaense na Copa do Brasil e foi o único paranaense eliminado na primeira fase da competição. O Alviverde empatou com o Ceilândia, em 2 a 2, levou a decisão para os pênaltis e perdeu por 4 a 2.
O Coxa repetiu o cenário da temporada passada, quando também foi eliminado de forma precoce pelo Águia de Marabá, que disputava a Série C.
Veja também
+ Confira a tabela completa e a classificação do Campeonato Paranaense
+ “Valor impagável”: Cruzeiro descarta negociação por joia do Coritiba
O Ceilândia, que disputa a Série D e é de longe mais frágil tecnicamente, dependia de bolas paradas para tentar ameaçar o Coritiba e focava em se defender. No entanto, na segunda etapa, o time de Adelson de Almeida foi corajoso, se lançou ao ataque e viu a estratégia dar certo.
A equipe da casa vencia por 2 a 1, mas nos acréscimos Matheus Bianqui conseguiu o empate. O Ceilândia estava fadigado dentro de campo e não resistiu, indo aos pênaltis.
Jogo foi marcado por golaço
O Coxa demorou para se impor no jogo, mas quando entrou na partida foi mais perigoso e agudo. O goleiro Edmar Sucuri fez ótimas defesas e impediu a equipe visitante de abrir o placar. Com maior posse, o Alviverde acionou principalmente o lado direito com Lucas Ronier, de onde surgiram as melhores chances da equipe, e o gol.
O segundo tempo foi agitado e com um golaço do Ceilândia, aos cinco minutos. Felipe Clemente, o artilheiro da equipe da casa, abriu o placar de bicicleta, enchendo as redes de Pedro Morisco.
O momento de euforia do Gato Preto durou pouco e quatro minutos depois veio a resposta do Coxa. Uma jogada entre Everaldo e Josué, Lucas Ronier apareceu bem na frente do gol e empatou, aos nove minutos.
O Ceilândia se arriscou mais na segunda etapa, deixando de se defender e se lançando ao ataque. A estratégia deu certo e Felipe Clemente marcou mais um, colocando a equipe na frente de novo, aos 23 minutos. Mas nos acréscimos, Bianqui marcou o segundo do time coxa-branca, levando a decisão aos pênaltis.
Sucuri brilha nos pênaltis e classifica o Gato Preto
Nos pênaltis, Felipe Machado, que abriu as cobranças para o Coxa, e Ronier pararam no goleiro Sucuri. Gustavo Coutinho e Rafinha fizeram para o Coritiba. Mas o Ceilândia teve 100% de aproveitamento com Milla, ex-Paraná Clube, Rafael Sayão, Lagoa e Wallace.
Coritiba volta a focar no Paranaense
O Coritiba volta a pensar no Campeonato Paranaense e tem uma semana cheia para treinar para o jogo de volta contra o Maringá, pelas quartas de de final da competição.
O Coxa precisa reverter um placar de 2 a 0 diante de sua torcida, no Couto Pereira. A equipe nunca conseguiu reverter um placar de dois ou mais gols de diferença em um mata-mata. O jogo é no dia 9 de março (domingo), às 18h30.
Se não avançar às semifinais, o Coxa não vai ter direito à vaga na Copa do Brasil de 2026 diretamente pelo Estadual e terá que disputar a Copa Paraná, ainda sem data confirmada, para tentar a vaga.
Gols de Ceilândia x Coritiba
Ficha Técnica
Ceilândia (4) 2 x 2 (2) Coritiba
Copa do Brasil – Primeira fase
Ceilândia: Edmar Sucuri; Paulinho, Euller (Wallace), Badhuga e Felipe Camargo; Júlio César, Nolasco (Rafael Sayão) e Pedro Bambu; Felipe Clemente, Kennedy (Milla) e Nando (Pablo Félix). Técnico: Adelson de Almeida.
Coritiba: Pedro Morisco; Rafinha, Thalisson, Rodrigo Moledo e João Almeida (Fracchia); Filipe Machado, Sebastián Gómez (Bianqui), Vini Paulista (Josué); Everaldo, Lucas Ronier e Dellatorre (Gustavo Coutinho). Técnico: Mozart.
🗓️ Data e horário: quinta-feira, 27 de setembro de 2025, às 19h.
📍 Local: Abadião, em Brasília (DF).
🔎 Árbitro: Alex Gomes Stefano (RJ).
🚩 Assistentes: Thiago Rosa de Oliveira Esposito (RJ) e Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ).
🖥️ VAR: Não utilizado.
⚽ Gols: Felipe Clemente, aos 5′ e aos 23′ do 2º T (CEI); Lucas Ronier, aos 9′ do 2º T (CFC).
🟨 Cartões Amarelos: Kennedy, Felipe Camargo (CEI).
🟥 Cartões Vermelhos: Nenhum.
🏟️ Público:
💸 Renda:
Siga o UmDois Esportes
[