O Paraná Clube anunciou, na última terça-feira (27), o zagueiro Alan Costa, que estava no Avaí.
O jogador é conhecido do futebol paranaense: em 2018, ele teve a passagem pelo rival Coritiba marcada por ter sofrido um drible desconcertante que o fez ser afastado do elenco.
No Estadual daquele ano, Alan Costa levou um elástico aplicado pelo então atacante do Foz, Luccas Brasil. A bola ainda acabou passando por baixo das pernas do defensor. Para completar a “tragédia”, o Coxa ainda perdeu por 3 a 1 para o Foz, em pleno Couto Pereira.
O lance de rara sorte do atleta do time do interior viralizou nas redes sociais e em programas esportivos e acabou virando meme nacional. Após o lance, Alan Costa recebeu atenção especial do então técnico do Coxa, Sandro Forner.
No entanto, dias após o episódio, o Coritiba trocaria Forner por Eduardo Baptista. E uma das primeiras ações do novo treinador seria o afastamento de Alan Costa do elenco.
Técnico do Paraná Clube, Argel Fuchs “salvou” Alan Costa no Coxa
O zagueiro ficaria seis meses afastado do elenco, antes de ser reintegrado por Argel Fuchs, treinador que substituiria Eduardo Baptista naquela temporada. Curiosamente, o próprio Argel será o comandante de Alan Costa em 2025 no Tricolor.
Ao ser reintegrado, Alan Costa comentou o período de afastamento.
“Você chega a se questionar, você fala ‘será que vou conseguir produzir o que eu produzi na minha melhor época na Libertadores?’. Quando está treinando separado, você nem tem chance de ir para o jogo”, afirmou, em entrevista ao ge.com.
“E a forma como aconteceu, quando tomei o drible, tinha jogado três jogos no Coritiba”, completou.
Alan Costa, sobre drible de Luccas Brasil
Aquilo lá ficou marcado, e não tive outro jogo para mostrar
A chegada de Argel salvou Alan Costa do ostracismo no Alto da Glória. O treinador já conhecia o zagueiro quando trabalharam juntos no Internacional.
“Quando ele chegou, brincou comigo, falou que já me conhecia, que ia me resgatar, dar força positiva”, contou Alan Costa, que também criticou a forma como foi afastado por Eduardo Baptista.
“O que mais me chateou foi ser afastado por uma decisão do Eduardo Baptista. Ele que me chamou na sala, disse que o grupo estava inchado e que ele não contava mais comigo. No começo, a gente fica meio triste, mas acaba assimilando”, detalhou.
Por onde anda Luccas Brasil?
Já o atacante Luccas Brasil, que virou sensação nacional após o elástico com caneta aplicado em Alan Costa, acabou não cumprindo as expectativas na carreira.
Após o destaque obtido no Foz, o jogador rodou por Londrina, Anapolina, River-PI, São Bernardo, Juventus Jaraguá, São Caetano, Portuguesa Santista e, por fim, defendeu o Andraus na temporada 2023. Não há registros do atleta atuando na temporada 2024.
Já Alan Costa chega ao Tricolor aos 34 anos, após uma temporada de poucas partidas no Avaí. O defensor teve pouco espaço no time catarinense e atuou em apenas 11 partidas na temporada.
Após a passagem desastrosa pelo Coxa, Alan Costa rodou por CSA, teve outra passagem pelo próprio Avaí e ainda se aventurou o Bengaluru, no futebol da Índia.
Siga o UmDois Esportes
[