O Ministério de Emergências do Cazaquistão disse em um comunicado que bombeiros apagaram o fogo e que os sobreviventes, incluindo duas crianças, estão sendo tratados em um hospital próximo. Os corpos dos mortos estão sendo recuperados.
A Azerbaijan Airlines disse que o jato Embraer 190 estava voando de Baku para Grozny, capital da região da Chechênia, no sul da Rússia, mas foi forçado a fazer um pouso de emergência a cerca de 3 quilômetros de Aktau, no Cazaquistão.
“Preliminar: após uma colisão com pássaros, devido a uma situação de emergência a bordo, seu comandante decidiu ‘ir’ para um aeródromo alternativo – Aktau foi escolhido”, disse o órgão de vigilância da aviação da Rússia no Telegram.
Mas uma colisão com pássaros normalmente resulta no pouso do avião no campo disponível mais próximo, disse Richard Aboulafia, analista da consultoria AeroDynamic Advisory. “Você pode perder o controle do avião, mas não voa descontroladamente para fora do curso como consequência.”
Procurada no Brasil, a Embraer prestou “sinceras condolências para as famílias, amigos, colegas e entes queridos afetados pelo ocorrido”.
“Estamos acompanhando de perto a situação e continuamos totalmente empenhados em apoiar as autoridades competentes”, afirmou a empresa.