O Operário tem o Campeonato Paranaense como o primeiro desafio do novo técnico da equipe, Bruno Pivetti, que substituiu o longevo Rafael Guanaes, que comandou a equipe por dois anos. Ex-Athletico, Pivetti foi anunciado pelo Fantasma em novembro.
“Estou muito motivado e honrado por assumir este desafio. O Operário é um clube com uma torcida apaixonada e uma história centenária. Vamos trabalhar juntos para atingir todos os objetivos traçados”, afirmou o substituto de Rafael Guanaes.
A equipe de Ponta Grossa se reapresentou cedo, já no dia 18 de dezembro, para os primeiros trabalhos com o novo treinador. O Operário contratou dez reforços para a temporada de 2025, entre eles o volante Fransérgio, ex-Coritiba e Athletico.
A equipe ainda manteve outros 18 atletas da equipe de 2024, quando voltou à Série B e se manteve na competição para o ano que vem, com uma boa campanha, tendo inclusive chances de um inédito acesso até a última rodada.
No último Estadual, o Fantasma foi eliminado nas semifinais pelo Athletico e não conseguiu disputar seu segundo título no Paranaense, repetindo 2015. Agora, mais uma vez, o objetivo é chegar na final, lutando pela segunda taça.
Time-base do Operário para o Paranaense 2025
Elias Curzel; Diogo Mateus, Joseph, Allan Godói e Cristiano Silva; Jacy, Gabriel Boschilia e Jean Lucas; Rodrigo Rodrigues, Kleiton Pego e Vinícius Mingotti.
Craque: Vinícius Mingotti
Entre os remanescentes do elenco de 2024, o atacante Vinícius Mingotti foi um dos destaques, com dois gols em 10 jogos. O jogador de 24 anos voltou ao Fantasma em julho de 2024 e fez uma boa Série B pela equipe.
Antes de fechar com o Alvinegro, Mingotti estava no Moirense, de Portugal. Em 2023, o atacante fez boa primeira passagem no Operário, quando disputou 13 jogos, com 7 gols e quatro assistências.
Mingotti é formado na base do Athletico, onde estreou no profissional em 2021.
Promessa: Filipe Claudino
Filipe Claudino estreou em 2024 no futebol profissional, depois de fazer uma boa Copinha pelo Operário, com um gol e uma assistência nos três jogos disputados pela equipe sub-20 na competição.
O atacante de 21 anos estreou pelo Fantasma justamente no Estadual, quando disputou seis jogos e teve uma assitência. Ele também jogou a segunda fase da Copa do Brasil e nove jogos pela Série B. Em todos os 16 jogos como profissional, deu duas assistências.
Técnico: Bruno Pivetti
Depois de dois anos com Guanaes, o Operário tem um novo técnico para a temporada de 2025. Bruno Pivetti foi o escolhido da diretoria do Alvinegro para disputar o Paranaense, a Copa do Brasil e a Série B.
O último trabalho do treinador foi no CRB, por onde teve uma passagem relâmpago de apenas 14 dias e três jogos. Antes, ele estava no Água Santa e comandou a equipe por 21 partidas entre 2023 e 2024.
O trabalho mais longevo de Pivetti foi na Tombense, em 2022, com 32 jogos na Série B. Antes, ele trabalhou no Athletico, entre 2015 e 2017, como auxiliar-técnico e também treinador do sub-20.
Como foi o Operário no Paranaense 2024?
O Operário terminou a primeira fase do Paranaense de 2024 na quarta colocação, atrás de Coritiba, Maringá e do Athletico. Nas quartas de final eliminou o Azuriz e chegou a ficar 10 jogos seguidos sem perder.
No entanto, na semifinal a equipe cruzou com o Furacão e foi eliminada com o placar agregado de 3 a 1, na Ligga Arena. Foi a terceira vez seguida que o Fantasma caiu na mesma fase.
Tabela de jogos e classificação do Campeonato Paranaense 2025
- Operário x Andraus – 12/1, domingo, às 16h
- Paraná Clube x Operário – 16/1, quinta-feira
- Operário x Rio Branco – 19/1, domingo, às 16h
- Athletico x Operário – 22/1, terça-feira, às 20h
- Operário x São Joseense – 26/1, domingo, às 16h
- Operário x Londrina – 29/1, quarta-feira, às 20h
- Azuriz x Operário – 1/2, sábado, às 16h
- Cianorte x Operário – 5/2, quarta-feira, às 20h
- Operário x Cascavel – 8/2, sábado, às 16h
- Coritiba x Operário – 11/2, terça-feira, às 20h
- Operário x Maringá – 15/2, às 16h
Voltar ao índice do guia
Siga o UmDois Esportes
[