Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

As vendas de veículos híbridos e elétricos na China aumentaram mais de 40% no ano passado, indicou uma federação do setor nesta quinta-feira (9), confirmando o crescimento de um setor apoiado pelo governo.

“De janeiro a dezembro de 2024, o volume de vendas no varejo [de veículos movidos por energias alternativas] alcançou 10,899 milhões de unidades, um crescimento anual de 40,7%”, informou a CPCA (Associação de Automóveis de Passageiros da China, na sigla em inglês).

O mercado chinês de veículos elétricos registrou um crescimento significativo nos últimos anos, impulsionado em parte pelos subsídios do governo.

Quase metade das vendas no varejo de veículos do ano passado, 47,6%, foram de automóveis movidos por energias alternativas, segundo a CPCA.

Em dezembro, foram vendidos mais de 1,3 milhão de veículos desse tipo, segundo a associação, o que representa um aumento anual de 37,5%. Dezembro foi o quinto mês consecutivo em que foram vendidos mais de um milhão de automóveis desse tipo.

A China, que possui o maior mercado automotivo do mundo, tem assistido a uma feroz competição entre fabricantes de automóveis locais, em um contexto de queda do consumo que impulsiona uma guerra de preços e afeta a rentabilidade.

O fabricante BYD, sediado em Shenzhen, é líder no mercado chinês, com mais de quatro milhões de veículos vendidos em 2024.

Os gigantes estrangeiros da indústria automotiva, por sua vez, tentam conter a queda das vendas no gigante asiático, a segunda maior economia mundial.