Condenado a 18 anos de prisão em 2023, Rhodes deixou presídio federal em Cumberland, Maryland, nas primeiras horas do dia. Ele foi a primeira pessoa acusada pela invasão da sede do poder legislativo dos EUA a ser sentenciada por conspiração sediciosa. À época da condenação, ao proferir sua sentença, o juiz distrital Amit afirmou que Rhodes representa uma ameaça aos EUA e desejava que “a democracia no país se transforme em violência”.
No momento em que for solto, quando for, sei que voltará a ficar pronto para pegar em armas contra o seu governo. Juiz distrital Amit Mehta, em maio de 2023, antes de proferir sentença condenatória contra Stewart Rhodes
Outro líder extremista deve ser libertado ainda nesta terça. Uma das lideranças do grupo radical Proud Boys, Enrique Tarrio, foi condenado a 22 anos de prisão por conspirar contra os EUA. Mas seu advogado indicou na segunda-feira que ele estava se preparando para ser liberado e que sua pena foi substituída.
“Era de ouro para quem viola a lei”
Perdão de Trump a 1.500 réus causou indignação entre parlamentares que estiveram em perigo no ataque de 6 de janeiro de 2021. Naquele dia, milhares de apoiadores de Trump invadiram o Capitólio, em Washington, em uma tentativa malsucedida de impedir que o Congresso certificasse a derrota do republicano em 2020 para Joe Biden.
“Donald Trump está inaugurando uma Era de Ouro para pessoas que violam a lei e tentam derrubar o governo”, disse o líder democrata no Senado, Chuck Schumer. O ataque ao Capitólio foi estimulado pela recusa de Trump em reconhecer sua derrota, o que ameaçou a transferência pacífica de poer pela primeira vez na história dos EUA. Cerca de 140 policiais foram agredidos durante o ataque e quatro pessoas morreram durante o caos.