Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

A deputada federal Rosana Valle (PL-SP) enviou ofícios à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e ao Ministério da Saúde pedindo explicações sobre uma consulta pública que poderia impedir o acesso de mulheres de 40 a 50 anos a mamografias viabilizadas por planos de saúde.

A agência avalia divulgar uma “certificação de boas práticas oncológicas” que menciona orientação de realização destes exames na rede privada apenas a partir dos 50 anos, e a cada dois anos, não mais anualmente.

Nos ofícios, a deputada diz que diminuir a periodicidade deste tipo de análise para dois anos e aumentar a idade recomendada faz com que menos mamografias sejam autorizadas pelos convênios –o que iria ao encontro “de interesses econômicos” dos planos de saúde.

“A criação de um selo de qualidade é positiva, mas condicionar sua outorga ao pedido de mamografia só a partir dos 50 anos, e ainda a cada dois anos, vai na direção contrária da recomendação da maior parte das entidades médicas”, diz ela, que acrescenta que cerca de 40% dos diagnósticos de câncer de mama são feitos com mulheres abaixo dos 50 anos.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

AO VIVO

Assista ao jogo Vasco x Portuguesa pelo Campeonato Carioca

Leia Mais »