A PlayStation Network (PSN), na qual os usuários da plataforma Sony PlayStation confiam para jogar, baixar conteúdo e acessar aplicativos, voltou a funcionar na noite de sábado (8) após uma interrupção de 24 horas que deixou os clientes frustrados.
“Todos os serviços estão operando normalmente”, anunciou a PlayStation em seu site por volta das 19h de sábado. Os problemas, que impediram muitos clientes de “iniciar jogos, aplicativos ou recursos de rede”, foram relatados pela primeira vez às 19h de sexta-feira (7), disse a empresa.
“A PSN foi restaurada”, postou a equipe de suporte da empresa na plataforma social X às 18h58 de sábado. “Agora você deve conseguir acessar os recursos online sem problemas.”
A empresa não explicou a causa da interrupção e não respondeu imediatamente a um e-mail solicitando mais informações.
Os problemas afetaram usuários das ofertas mais populares da PlayStation, incluindo seus produtos de console e web. Gerenciamento de contas, jogos e social, PlayStation Video, PlayStation Store e PlayStation Direct estavam entre os serviços impactados.
A PlayStation cria software e hardware, incluindo consoles de jogos extremamente populares. Os usuários jogam videogames e executam aplicativos como Netflix, Spotify e YouTube através da PlayStation Network.
Nas redes sociais, alguns usuários relataram que conseguiram usar seu PlayStation na tarde de sábado, mas muitos ainda estavam enfrentando problemas à noite.
Folha Mercado
Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.
Durante a interrupção, alguns usuários relataram que não conseguiam jogar jogos offline, um indício de quão graves eram os problemas do servidor, já que jogos offline geralmente não enfrentam os mesmos problemas que os jogos online às vezes experimentam.
Enquanto os usuários reclamavam nas redes sociais, outras marcas dispararam mensagens provocativas.
“Chamando todos os gamers: este play station ainda funciona”, postou a Krispy Kreme no X. A Krispy Kreme ofereceu donuts glaceados gratuitos por duas horas no sábado “porque recompensas doces não precisam de um servidor.”
“Aposto que agora vocês querem cópias físicas”, disse a GameStop, a cadeia de varejo de videogames em dificuldades, no X.