O ano começou com o janeiro mais quente da história, segundo o observatório europeu Copernicus, e o calor deve persistir no país. Para tutores, entre os desafios estão amenizar o desconforto e manter cães e gatos hidratados.
Animal ofegante, buscando deitar em piso frio, coçando os olhinhos e com redução de apetite são reflexos das altas temperaturas. No entanto, fazer o pet beber mais água nem sempre é tarefa simples.
Oferecer alimentos úmidos, como os sachês ou patês, pode ser uma forma eficiente de elevar esse consumo. Além disso, o tutor deve incentivar a ingestão de água, espalhando potes de água fresca por diferentes cômodos da casa.
A veterinária Mayara Andrade, da marca de alimentos GranPlus, orienta adicionar cubos de gelo na água, o que pode ser uma maneira divertida e eficiente de estimular o consumo. “Para os felinos, fontes de água contínua podem ser uma boa opção, já que eles gostam de água corrente. Frutas e água flavorizada também podem ser opções atrativas”, afirma.
Ela lembra que, além de desidratação, a falta de água pode provocar problemas urinários, como pedras na bexiga.
Alimentação refrescante
Mayara recomenda três receitas para aumentar o consumo de água usando a alimentação. Veja como fazer:
Colocar o sachê em uma forminha de picolé com um palito, de preferência de plástico para não machucar o pet, e levar ao congelador por cerca de duas horas. Depois, é só oferecer esse petisco para o cão ou gato.
Segundo a veterinária, os sachês podem chegar a 80% ou mais de água. “É importante optar sempre por sachês com alto teor de água, justamente para auxiliar tutores que lidam com os desafios de hidratar seus pets de maneira adequada.”
Colunas e Blogs
Receba no seu email uma seleção de colunas e blogs da Folha
Colocar os sachês em forminhas de gelo, deixar congelar e colocar no pratinho para o pet lamber o quanto quiser.
“Além de contribuir com o consumo de água, é altamente saboroso até para os paladares mais exigentes. Os pets costumam adorar, principalmente em dias mais quentes”, diz Mayara.
Colocar o patê em comedouros interativos ou dentro de brinquedos desenvolvidos para essa finalidade. O tutor pode deixar o patê ou sachê na geladeira e entregar bem gelado dentro dos brinquedos.
“A ideia é deixar o pet se lambuzar e se divertir da maneira mais deliciosa e saudável.”
Outras receitas
Já mostramos aqui que frutas também são ótimas e deliciosas opções para aliviar o calor. Mas, lembrando: algumas são proibidas para os pets. E se seu cachorro tem algum problema de saúde, restrição alimentar ou alergia, não ofereça nada diferente sem antes consultar o veterinário.
Relembre abaixo receitas refrescantes indicadas pelas veterinárias Thaís Matos:
Bata meia melancia sem caroço no liquidificador até formar um suco. Pique folhinhas de hortelã e misture. Despeje o conteúdo em uma forminha e leve ao freezer. Sirva em cubos para o cãozinho derreter com a língua ou coloque na água para refrescá-lo.
Misture ½ xícara de iogurte natural integral e uma banana madura em um liquidificador e bata até ficar homogêneo. Adicione água aos poucos, conforme necessário para formar um creme. Despeje a mistura em forminhas de cupcakes e congele. Antes de servir, desenforme e deixe derreter levemente por alguns minutos.
Retire a folhinha verde e pique a fruta em pedacinhos. Bata no liquidificador com a água. Coloque na forminha e congele. Depois, só desenformar e servir ao cão.
Ovo também vira picolé
Como o blog também já mostrou até ovo congelado pode virar picolé. Confira receitas sugeridas pela rede de hospitais veterinários Pet Care.
Coloque ½ kg de frango em dois litros de água em uma panela de pressão, adicione duas cenouras inteiras, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo. Pode ser oferecido como petisco nos dias de calor.
Coloque ½ kg de carne de músculo bovina em dois litros de água em uma panela de pressão, adicione uma batata-doce e uma cenoura inteira, um fio de azeite e uma pitada de sal. Cozinhe por 20 minutos. Assim que esfriar, coe o caldo e coloque em forminhas de gelo ou use meio copinho descartável como medida.
Segundo o hospital veterinário, ovo cozido é um petisco saudável, barato e fácil para cães e gatos. O preparo também é simples: cozinhe o ovo, congele e sirva! Para raças de pequeno porte, corte em quatro partes ou esmague e coloque nas forminhas de gelo. Ovo de codorna também é opção.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.