Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Com 135 mil seguidores no Instagram, a gatinha Lumi faz sucesso nas redes sociais de tanto que gosta de carinhos na região do fim das costas, quase chegando na cauda. A conta da felina é abastecida pelo seu tutor, que vive em Amsterdã, na Holanda, basicamente só com vídeos de “tapinhas no popô”.

“Muitos gatos gostam de receber tapinhas nessa região porque ali existem muitas terminações nervosas, gerando a liberação de neurotransmissores como a endorfina e a dopamina. Por isso, para muitos gatos, essa estimulação proporciona uma sensação agradável, quase como uma massagem funciona para a gente”, explica Nathalie Amorim Fernandes, bióloga pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), mestre em ciências pela USP (Universidade de São) e pós-graduada em comportamento animal pelo Inspa (Instituto de Saúde e Psicologia Animal).

Além disso, afirma Fernandes, assim como nas bochechas e na testa, essa área do corpo dos bichanos também possui glândulas odoríferas, que os gatos esfregam pela casa, em objetos, em pessoas e outros animais, auxiliando na marcação territorial. “Por essa razão, eles vão gostar de ter essas regiões estimuladas.”

No entanto, os tapinhas na região posterior podem não ser bem aceitos por todos os felinos devido a preferência individual ou a condições clínicas, como dores articulares e na região posterior da coluna.

“Gatos com uma condição chamada hiperestesia felina, que causa sensibilidade acentuada em algumas áreas da coluna vertebral, além de alterações comportamentais, podem reagir negativamente ao terem essa região estimulada”, observa a bióloga.

“É sempre importante observar se a interação está sendo positiva, tanto observando regiões preferidas, como a intensidade do carinho”, afirma.

Dia Mundial do Gato

O Dia Mundial do Gato é comemorado em 17 de fevereiro principalmente em países europeus. Outras datas também festejam a existência desse bicho incrível ao longo do ano: o Dia de Abraçar Seu Gato, em 4 de junho; o Dia Internacional do Gato, em 8 de agosto; o Dia Nacional do Gato (nos EUA), em 29 de outubro; o Dia Nacional do Gato Preto (nos EUA), em 17 de novembro.

Siga o blog Gatices no Twitter, Instagram e Facebook.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.