Informações na mesma linha
Telefone: (21) 97026-3221
Endereço: Rua Viçosa do Ceara, 157, Paciência, Rio de Janeiro - RJ

Provavelmente. Não sei se o processo legal contra Bolsonaro vai levar ao choque. Mas, de uma forma ou de outra, o Brasil e os EUA vão se enfrentar. O Brasil tem instituições sérias, uma política externa séria, é um país grande. Não é um país tão fácil de ser alvo de bullying, como Costa Rica, Colômbia.

Nos EUA, vemos uma política externa agressiva que não está preocupada com soft power, com legitimidade. Uma política externa que tem prazer em humilhar outros países. O que foi feito com a América Central é muito mais difícil fazer contra o Brasil.

O Brasil não vai recuar e haverá conflito. Seja na questão migratória, ou comércio. Dito isso, ainda estamos no primeiro round de uma luta de boxe. Trump é o pugilista soltando os golpes.

Mas o que pode mudar?

Uma coisa que sabemos sobre governos e política é que o mundo intercede. E acontecem coisas que obrigam o governo a responder e reagir. Neste momento, Trump está na ofensiva. Mas coisas acontecem, seja um desastre natural, guerra, um escândalo ou uma crise econômica.

Num certo momento, ele terá de lidar com isso e terá menos tempo para entrar em brigas estúpidas.